Avaliação do Ciclo de Vida de Pavimentos Flexíveis com Escória Sidercal®: Estudos de Caso

Nome: TAÍSA MENEZES MEDINA

Data de publicação: 25/03/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOAO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Orientador

Resumo: A indústria da construção civil exerce um grande impacto no meio ambiente, e a utilização de resíduos como substitutos das matérias-primas em pavimentos pode representar uma alternativa sustentável. Uma das formas de avaliar os impactos ambientais é através da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). A ACV é uma metodologia empregada para estimar os impactos ambientais potenciais ao longo de todo o ciclo de vida de um produto, desde a extração das matérias-primas até a sua disposição final . O objetivo da pesquisa é realizar um estudo comparativo da avaliação do ciclo de vida de 3 tipos pavimentos flexíveis, sendo um deles com a utilização de Sidercal® na sub-base e dois pavimentos com materiais usuais na prática da pavimentação. Foram analisados três trechos da BR-101 no Espírito Santo, Brasil, para diferentes tipos de pavimento. Os limites do sistema estendem-se do berço até o canteiro de obras, avaliando impactos através de três métodos de impacto e análise de incertezas pelo método Monte Carlo. Utilizaram-se dados primários e secundários; os últimos incluem informações de literatura e do banco de dados Ecoinvent 3.6. Os resultados indicaram que a pista A (com Sidercal®) teve o melhor desempenho ambiental entre as três pistas avaliadas. Na comparação entre os métodos, a pista A mostrou-se superior em todas as categorias, exceto na de escassez de recursos minerais, para a qual não foi possível determinar seu desempenho. Os principais impactos foram causados pelos materiais betuminosos, o betume e a emulsão asfáltica. Isso sugere que, para diminuir os impactos ambientais, é necessário reduzir o consumo desses materiais ou buscar fontes alternativas. A avaliação por trecho revelou que os impactos das pistas B e C (sem escória) aumentam à medida que o canteiro de obras se distancia da Grande Vitória. A pista A demonstrou uma significativa redução na pegada de carbono, economizando mais de 86 mil kg de CO2 eq em comparação com as outras pistas. A análise da distância máxima para o transporte da escória indicou um limite de 275 km da indústria até o canteiro de obras.

Palavras-chaves: avaliação do ciclo de vida, escória KR, pavimento, resíduos, Sidercal®, sub-base, sustentabilidade.

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